CAFÉ COM TURISMO

 

O Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB) convida toda a imprensa para a 1ª edição do Café com Turismo, no dia 11 de setembro (terça-feira), às 8 horas, no ateliê do escultor Dirceu Rosa. Na ocasião, Dirceu faz o lançamento da exposição “50 anos de artes”, trabalho paralelo ao livro que irá lançar no dia 20 de setembro no Teatro Municipal de Cascavel.

 

 

 

Sobre o livro de Dirceu Rosa

O escultor Dirceu Rosa lança, no dia 20 de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Cascavel, o seu segundo livro: “50 anos criando com as mãos”. Em mais de 200 páginas, Rosa traz uma coletânea de fotos e textos (bilíngues) de sua trajetória artística.

Neste livro, segundo a jornalista Rejane Martins Pires, responsável pelo prefácio, Dirceu convida o leitor a uma viagem, partilhando o encanto de seu trabalho, uma espécie de mosaico de minúcias, em que o protagonista, ele próprio, aventura-se a cada nova obra como uma forma de viver e levitar.

As esculturas de Dirceu Rosa, escreve Rejane, alcançaram cedo a maturidade, tensão entre rigor e obstinação, pelas mãos e dedos, é claro, matéria de toda a sua produção artística. “Síntese de que a beleza não está apenas no que é visível, no conhecido, sua obra traz uma beleza imaterial”, acrescenta.

É aí que está o seu combustível. Escultor daqueles que domina a técnica a ponto de esquecê-la, ele deixa para o observador todo o mistério da arte. “E há um segredo nisso: Rosa nunca olhou em volta, não buscou tendências, não procurou sintonias. Descobriu-se um escultor em madeira e trabalhou a matéria para si, com paixão, como um tributo a si mesmo e a seu desejo”, diz a jornalista.

Ainda de acordo com ela, quando elegeu um elemento “singular” para suas esculturas (o dedo é sua identidade), Rosa não se ateve somente à anatomia humana. “Ele retrata esta fisicalidade, sim. Mas transcende e alcança o nível de obra de arte. É por esta razão que sua produção se distingue e se torna atemporal. E, se o tempo é o artesão das qualidades, Dirceu Rosa é o artesão do tempo”.

 

 

 

O que é o Convention – O Cascavel Convention & Visitors Bureau é um organismo de captação, organização, operacionalização e fomento do turismo de eventos, lazer e negócios na cidade, sem fins lucrativos, apartidário, mantido pela iniciativa privada. São empresas do ramo hoteleiro, gastronômico, eventos, comércio varejista e turismo em geral. Mais informações pelos telefones (45) 98409-6299 com Felipe Casagrande e (45) 98809-4660, com Cristiane Hickmann, executiva do Convention.

Compartilhe