PESQUISA REALIZADA PELO VISITE CASCAVEL MOSTRA O CENÁRIO ATUAL DO TURISMO DE EVENTOS NA CIDADE

Covid-19 e seu impacto econômico no trade turístico

O Visite Cascavel realizou uma pesquisa para saber como estão as empresas e de que forma podemos ajudar. O prejuízo da Covid-19 no mundo foi enorme, principalmente no ramo turístico, em Cascavel não foi diferente. Foram entrevistados entre os dias 06 a 20 de abril empresários que englobam a área turística da cidade. Dentre esses, 70% eram associados do Visite. O faturamento da grande parte dessas empresas era de até 50 mil mensais, 50% eram da rede hoteleira, 25% organizadores de eventos, 13% fornecedores de produtos, 6% agência de viagens e 6% prestadores de serviços.

A apuração mostrou que a maioria dos estabelecimentos estavam fechados completamente (69%), e uma pequena parcela estava com atendimento parcial (19%), e com atendimento normalmente somente 12%. Dentre essas empresas mais da metade se divide com um quadro de 1 á 5 colaboradores.

Essas empresas sofreram com o isolamento e os funcionários tiveram que ser mudados para outras formas de trabalho, as opções da grande maioria foi dar férias coletivas e parciais (63%), e o restante se dividiu entre o trabalho normal e home office. Apenas 12% relataram que houveram demissões.

Houve um grande número de contratos cancelados atingindo grande parte, mas apenas uma baixíssima porcentagem teve problemas jurídicos (6%), para alguns a opção foi o reagendamento sem data definida, e 63% marcados para o segundo semestre de 2020.

A queda do faturamento das companhias é assustador, de cada 10 empresas 4 não faturaram nada e outros 5 reduziram na metade.

Uma das opções são as linhas de créditos que estão à disposição no mercado, 75% dos entrevistados talvez farão o uso delas. O que não foi um consenso foram as medidas restritivas do governo. Técnicas que apenas metade dos entrevistados concordaram e outros 31% concordaram em partes.

Para finalizar, o Visite Cascavel perguntou de que forma podemos ajudar os afetados pela crise, as soluções encontradas por eles foi de parcerias, marketing e planejamento estratégico.

A partir desta pesquisa a entidade está procurando soluções para o trade turístico do Paraná. Os executivos dos CCVB’s de: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina se uniram para fortalecer o segmento de turismo no estado e juntos superar esse momento de crise. Estão sendo feitos levantamentos de informações, trocas de experiências, conhecimento e dados entre os conventions.

Existe uma expectativa de articulação de recursos para as ações a nível estadual e assim ajudar com que o turismo no Paraná possa se reerguer rapidamente.⠀

O que é o Visite Cascavel – é um organismo de captação, organização, operacionalização e fomento do turismo de eventos, lazer e negócios na cidade, sem fins lucrativos, apartidário, mantido pela iniciativa privada. São empresas do ramo hoteleiro, gastronômico, eventos, comércio varejista e turismo em geral. Mais informações pelos telefones (45) 98409-6299 com Felipe Casagrande e (45) 98809-4660, com Cristiane Hickmann, executiva do Convention, executivo@visitecascavel.com.br.

Crédito: Assessoria

Compartilhe